terça-feira, 17 de setembro de 2013

"SUGESTÃO DE USO PEDAGÓGICO DO BLOG"

Atividade 2: Analisando possibilidades de uso pedagógico do blog

Utilizar o blog como ferramenta nas nossas atividades, pode enriquecer os conteúdos planejados, sendo que no mesmo ambiente podemos colocar o passo a passo do que iremos desenvolver, possibilitando o aluno acompanhar sem perder as explicações. No ambiente podemos postar algumas obras de arte para ser realizada as leituras de imagens, e leituras comparativas de vários artistas. Outra possibilidade é postar links e vídeos que ajudem o aluno a pesquisar outras páginas que complementem o tema citado, privando o aluno de pesquisar em páginas que não possuem tantas referências.
Outra possibilidade é dos alunos participarem com comentários das atividades realizadas por outros alunos, citando sua visão crítica e reflexiva em relação as postagens do blog. 

Leitura comparativa com Van Gogh

"As cadeiras de Van Gogh e Irmãos Campana"

 

 Conteúdo:

 Leitura comparativa entre as obras de Van Gogh.

Atividade conforme as obras estudadas.

Descrição da atividade:

* Pesquisa teórica.

* Leitura de imagens e leitura comparativa.

* Atividade: proposta de criação/ conforme as obras estudadas.

 Visitando o Museu de Vincent Van Gogh( virtual)

//www.edukbr.com.br/artemanhas/museu_van_gogh.asp e pesquisando um pouco mais sobre sua vida e obra, torna-se possível identificarmos as características do artista e como elas se apresentam em suas telas. Explorando os sentimentos do artista através da manipulação das cores, notamos que a princípio apaixonou-se pelas tonalidades sombrias e por fim descobriu-se em um mundo subjetivamente colorido.
Sendo assim, na atividade de leitura de imagem, os alunos devem observar as obras: Cadeira de Van Gogh e Cadeira de Gauguim.

 A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo, 1888.A Cadeira de Gauguin - Vicent Van Gogh, 1888.

Para refletir : Ambas telas são de grande simplicidade, sobre um chão vazio e sustentam objetos de uso doméstico, como cachimbo, fumo e castiçal aceso com dois livros. Uma cadeira demonstra a ambientação da luz do dia, em contraste com a outra, com aspecto noturno. O que as duas cadeiras tem em comum? Quais as diferenças percebidas em ambas? Quais as suas percepções em relação às cores e luminosidade nas duas obras? Ambas parecem ser feitas pelo mesmo artista, por que?

Site sobre Van Gogh:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=nl&u=http://w.ww.vangoghmuseum.nl/&prev=/search%3Fq%3Dmuseu%2Bde%2Bvan%2Bgogh%2Bvirtual%26newwindow%3D1http:

Como atividade: 

Se fossem criar uma cadeira, que materiais ela seria? Por quê? Que cores eles utilizariam? Haveria algum objeto pessoal em sua cadeira? Como seria a atmosfera, o ambiente do local onde estaria a cadeira? Em que contexto estaria a cadeira?

• Irei propor aos alunos a criação de uma nova cadeira, uma cadeira inovadora  que  demonstre a imaginação, um título interessante que dê nome a ela. Eles devem elaborar uma cadeira com formatos, encostos, assentos e materiais diferentes do convencional... Imaginando novos contextos. 

• Entregarei folhas sulfite aos alunos para que eles elaborem o título e os esboços iniciais de suas cadeiras.

Outra sugestão é que observem as cadeiras do irmãos Campana, apreciando o designer que eles utilizam. Os links abaixo poderão auxiliar: 

http://www.arquitetonico.ufsc.br/os-irmaos-campana

http://www.zonad.com.br/zonad/noticia.aspx?Node=458 

O vídeo abaixo, apresenta o trabalho dos Irmãos  Campana. Assista o vídeo e faça um breve comentário sobre a temática utilizada pelos por eles. Ok?



Um comentário:

  1. Parabéns professora pelo seu empenho e dedicação! Continue utilizando essa ferramenta a favor da sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir