terça-feira, 8 de outubro de 2013

Avaliação da aula com o uso do blog
Ao desenvolvermos nossa aula com o uso do blog, percebemos a praticidade no momento da leitura de imagens e no roteiro de atividades, ali os alunos puderam acompanhar nosso planejamento passo a passo, deixando clara as nossas intenções até o produto final. Outro fator relevante foi o interesse dos alunos pelas atividades, talvez por entenderem de forma ampla as nossas propostas e saber que os trabalhos deles seriam postados posteriormente no blog.
Uma das dificuldades que encontramos foi a questão do tempo, em que não pudemos compartilhar a cultura Indígena e sobre o homem pantaneiro com mais detalhes, e no momento das atividades práticas o tempo também não foi nosso aliado, devido as aulas não serem germinadas tivemos pouco tempo para finalizar bem os trabalhos.
A única mudança foi que realizamos duas das três atividades práticas que propomos, devido o tempo. Ficou faltando a atividade com desenho, utilizando linhas no contorno do mesmo desenho.
Mas de maneira geral, gostamos das propostas e dos resultados obtidos e nós pretendemos dar continuidade com outras turmas, mas as propostas poderão ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Quanto ao uso do blog, podemos utilizar esta ferramenta para auxiliar nossas metodologias, e registrar os resultados obtidos compartilhando com colegas de trabalho e alunos.

Atividades práticas com o uso do blog:
Adilson Scheiffer / Grafismo Indígena/ Cultura do homem pantaneiro.

 Foi realizado na sala de tecnologia a leitura de imagens, utilizamos o blog
 com os conteúdos programados para desenvolvermos nas aulas. Nesta mesma aula, realizamos a leitura das obras do artista Adilson Scheiffer, com as imagens que estão no blog, os alunos também puderam ter a noção dos trabalhos que iríamos realizar em sala, através de imagens de trabalhos com linhas.

Fotos das atividades de releitura, realizados na sala de aula:


Professora Iclania fazendo as atividades para o Oséias:
Atividade com o uso do barbante:































sábado, 28 de setembro de 2013



Atividade 4: Planejamento com 
 uso de blogs.
Professoras: Maria Aparecida(Pida), Iclania e Ilma.

Escultor, gravador e pintor premiado em diversos salões de arte, Adilson Schieffer traz, ao espaço cultural do Ministério Público, localizado no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, sua série de pinturas representativas de mulheres indígenas personificadas como santas, cajueiras, ceramistas e caçadoras, buscando traduzir a força dessas mulheres no seu cotidiano, com uma técnica em gravuras e em cimento-relevo.
O artista afirma que é por meio de sua linguagem plástica que busca analisar e estudar o ser humano, lembrando que, para essa série, pensou nas mulheres como mães de toda a humanidade, lutadoras do amanhecer ao anoitecer para o sustento de seus filhos.
Os trabalhos podem ser vistos em residências, hotéis, igrejas, universidades e diversos locais ilustrados com temas regionalistas e outros escolhidos por quem já o contratou. Na Igreja de Santo Antonio de Pádua, por exemplo, o artista produziu painéis em cimento-relevo a respeito dos milagres do santo.
 


 




































Obra de Adilson Scheiffer  para leitura de imagem:


Perguntas:
Quais são os elementos que encontramos nas duas obras?
Qual a cultura que as obras remetem?
Quem seria estes personagens que o artista retratou?
Quais elementos iconográficos estão presentes na obra?

Atividade:
Neste momento abriremos o programa do Estação do Saber, seguindo os seguintes passos:
Estação do saber 1.
Arte 1 1ª série.
Estação 3/ página 3/
Cruzadinha.
Leitura de obras.































Na sala de aula iremos realizar algumas atividades relacionadas ao uso das  linhas, como exemplo:



O link abaixo mostra outros exemplos de atividades com linhas, dando um efeito muito legal.
http://assuntosdaana.blogspot.com.br/2010/03/trabalhos-baseados-em-linhas.html

Abaixo alguns exemplos da arte com barbantes. 














































Turminha agora é hora de por a mão na massa, depois que vocês concluírem as atividades iremos postar os resultados aqui no blog. Até breve! Beijos da Professora  Pida, Iclania e Ilma.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

"SUGESTÃO DE USO PEDAGÓGICO DO BLOG"

Atividade 2: Analisando possibilidades de uso pedagógico do blog

Utilizar o blog como ferramenta nas nossas atividades, pode enriquecer os conteúdos planejados, sendo que no mesmo ambiente podemos colocar o passo a passo do que iremos desenvolver, possibilitando o aluno acompanhar sem perder as explicações. No ambiente podemos postar algumas obras de arte para ser realizada as leituras de imagens, e leituras comparativas de vários artistas. Outra possibilidade é postar links e vídeos que ajudem o aluno a pesquisar outras páginas que complementem o tema citado, privando o aluno de pesquisar em páginas que não possuem tantas referências.
Outra possibilidade é dos alunos participarem com comentários das atividades realizadas por outros alunos, citando sua visão crítica e reflexiva em relação as postagens do blog. 

Leitura comparativa com Van Gogh

"As cadeiras de Van Gogh e Irmãos Campana"

 

 Conteúdo:

 Leitura comparativa entre as obras de Van Gogh.

Atividade conforme as obras estudadas.

Descrição da atividade:

* Pesquisa teórica.

* Leitura de imagens e leitura comparativa.

* Atividade: proposta de criação/ conforme as obras estudadas.

 Visitando o Museu de Vincent Van Gogh( virtual)

//www.edukbr.com.br/artemanhas/museu_van_gogh.asp e pesquisando um pouco mais sobre sua vida e obra, torna-se possível identificarmos as características do artista e como elas se apresentam em suas telas. Explorando os sentimentos do artista através da manipulação das cores, notamos que a princípio apaixonou-se pelas tonalidades sombrias e por fim descobriu-se em um mundo subjetivamente colorido.
Sendo assim, na atividade de leitura de imagem, os alunos devem observar as obras: Cadeira de Van Gogh e Cadeira de Gauguim.

 A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo, 1888.A Cadeira de Gauguin - Vicent Van Gogh, 1888.

Para refletir : Ambas telas são de grande simplicidade, sobre um chão vazio e sustentam objetos de uso doméstico, como cachimbo, fumo e castiçal aceso com dois livros. Uma cadeira demonstra a ambientação da luz do dia, em contraste com a outra, com aspecto noturno. O que as duas cadeiras tem em comum? Quais as diferenças percebidas em ambas? Quais as suas percepções em relação às cores e luminosidade nas duas obras? Ambas parecem ser feitas pelo mesmo artista, por que?

Site sobre Van Gogh:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=nl&u=http://w.ww.vangoghmuseum.nl/&prev=/search%3Fq%3Dmuseu%2Bde%2Bvan%2Bgogh%2Bvirtual%26newwindow%3D1http:

Como atividade: 

Se fossem criar uma cadeira, que materiais ela seria? Por quê? Que cores eles utilizariam? Haveria algum objeto pessoal em sua cadeira? Como seria a atmosfera, o ambiente do local onde estaria a cadeira? Em que contexto estaria a cadeira?

• Irei propor aos alunos a criação de uma nova cadeira, uma cadeira inovadora  que  demonstre a imaginação, um título interessante que dê nome a ela. Eles devem elaborar uma cadeira com formatos, encostos, assentos e materiais diferentes do convencional... Imaginando novos contextos. 

• Entregarei folhas sulfite aos alunos para que eles elaborem o título e os esboços iniciais de suas cadeiras.

Outra sugestão é que observem as cadeiras do irmãos Campana, apreciando o designer que eles utilizam. Os links abaixo poderão auxiliar: 

http://www.arquitetonico.ufsc.br/os-irmaos-campana

http://www.zonad.com.br/zonad/noticia.aspx?Node=458 

O vídeo abaixo, apresenta o trabalho dos Irmãos  Campana. Assista o vídeo e faça um breve comentário sobre a temática utilizada pelos por eles. Ok?



terça-feira, 10 de setembro de 2013

" Minha prática com o uso de blogs"

Meu primeiro contato com a utilização de blog, foi em cursos realizados na escola. O curso do e-proinfo propôs diversas atividades para que pudessemos aprender a utilizar as diversas ferramentas que tem no blog. A partir das leituras que realizamos, percebi que poderia utilizar este recurso em minhas metodologias, renovando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.